TERMOGRAFIA
É a técnica de inspeção extremamente efetiva, não destrutiva realizada com a utilização de Termovisores – sistemas infravermelhos, para localização, Identificação e quantificação de padrões térmicos, com o objetivo de verificar a condição operacional de um componente, equipamento ou processo.
É extremamente efetiva na localização de falhas em componentes energizados.
Nossos olhos são sensores projetados para detectar a luz visível (ou radiação visível). Espectro visual 0,42mm a 0,78mm.
Outras formas de luz (ou radiação) não podem ver. O olho humano só pode ver uma pequena parte do espectro eletromagnético. Em uma extremidade do espectro, não podemos ver a luz ultravioleta, raios X ou gama, por outro lado os nossos olhos não podem ver infravermelho e frequências maiores como micro-ondas, ondas de rádio, TV, etc. A radiação infravermelha fica entre o espectro eletromagnético visível e invisível. A principal fonte de radiação infravermelha é a radiação de calor ou térmica. Qualquer objeto com uma temperatura acima do zero absoluto (-273,15 °C ou 0 K - Kelvin) emite radiação no infravermelho.
Mesmo objetos que nós pensamos que poderia ser muito frio como cubos de gelo, emitem radiação. Estamos expostos a radiação infravermelha todos os dias. O calor que sentimos do sol, um incêndio ou um radiador também é infravermelho. Embora nossos olhos não possam ver, os nervos em nossa pele podem senti-los como calor. Quanto mais quente o objeto, mais radiação infravermelha emitem.